O Comando Militar do Oeste anunciou na tarde desta terça-feira (9), o início da Operação Ágata 6. A operação é organizada pelo Ministério da Defesa dentro do Plano Estratégico de Fronteiras, em conjunto com as Forças Armadas e agências federais, estaduais e municipais do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
A operação tem por objetivo reduzir a incidência de crimes nas regiões de fronteira, e ambientais, além das ações do crime organizado e apoio à população de fronteira Oeste e Noroeste, entre o Forte Coimbra, em Corumbá, e Gibraltar-Mâncio Lima (AC), abrangendo 4.200km de fronteira.
Conforme o general do exército João Francisco Ferreira, 10 mil militares e civis participam da operação. Ele enfatiza que as ações não possuemi data para terminar. “Encerraremos a Ágata 6 somente quando nossos objetivos forem alcançados.”.
O general explica ainda que, apenas em Corumbá, 1.200 homens do exército estarão atuando. “A operação atuará de forma pontual, com dia e local para começar. Nossa maior dificuldade será as grandes distâncias em nossas fronteiras e a mobilidade no Pantanal.”.
As operações Ágata tiveram início em 2011, tendo sido realizado três naquele ano. Esta é a terceira operação em 2012.
0 comentários:
Postar um comentário